fbpx

  PNL e a Saúde Psicológica

Falar em PNL (Programação Neurolinguística) e a Saúde Psicológica é importante em qualquer ocasião, quando estamos nos sentindo com medo ou a ansiedade toma conta, é ainda mais pertinente. 

Dentre tantos cursos de qualidade de vida, absorvo as dicas para dar ao organismo o devido descanso. Outros sugerem estimular o corpo com movimento tal qual uma bateria que precisa estar sempre ligada. Nem somente descanso, nem movimento, mas os dois na medida exata. 

A Busca pelo Equilíbrio 

A sabedoria do corpo funciona buscando o equilíbrio e este estado é, com todo certeza, a melhor definição de saúde. Saúde é o equilíbrio, e o organismo nos ensina a importância dessa função usando duas metáforas fantásticas de funcionamento humano.

Equilíbrio

O sistema nervoso simpático, deixa o indivíduo em estado de alerta, preparando para reação de luta ou fuga, e trabalha em harmonia com o sistema parassimpático cuja função é estabelecer a calma, a economia e conservação de energia.

Freio e Movimento não são contrários e sim dois sistemas complementares funcionando em perfeita harmonia gerando equilíbrio do corpo.

No campo do comportamento humano também a regra é a mesma. Tudo que existe em termos de característica deve ser combinado com a mais absoluta precisão, tudo deve ser manifestado na medida certa na hora certa.   

Por exemplo: alguns clientes em consultório pedem para excluir a agressividade. Mas isto não é sábio porque em um momento da vida a pessoa irá precisar usar da agressividade para se defender. A natureza não permite exclusão. 

Os sete pecados capitais são características a serem dominadas e não excluídas.

Os 7 pecados

Em nossa natureza temos vícios e virtudes e condenar os vícios é tirar do ser humano o aprendizado com a experiência. Além do mais a sabedoria maior não é rejeitar e sim contextualizar. 

Comecemos a refletir a respeito do orgulho, seria ele o pior de todos os pecados capitais? – Em que contexto o orgulho é útil? Em que situação ser avaro é necessário? Em que momento ter inveja é recomendável? A raiva, a ira é uma emoção justa quando queremos defender nossos valores.

A sabedoria está em ter todas as características humanas, vícios e virtudes e discernir o contexto e a intensidade de usá-las para gerar harmonia. Existem situações em que a preguiça compensa intensos momentos de stress. 

A saúde psíquica é a manifestação correta, no contexto certo e na quantidade exata de todas característica, e desta forma não há porque baixar a estima porque se percebe invejoso.

A PNL em suas pesquisas de pessoas que são equilibradas emocionalmente, descobriu que elas não excluem e sim contextualizam a fim de sentir inveja de quem é virtuoso e dessa forma atingir um equilíbrio em todas as formas de expressão. 

Teoria Humoral 

Hipócrates, filósofo grego entre o século 4 a.c. e o século 17  foi o primeiro a falar sobre a teoria dos quatro humores,  a principal explicação racional da saúde e da doença.

Hipócrates
Hipócrates

Segundo a teoria humoral, como também é conhecida, a vida seria mantida pelo equilíbrio entre quatro humores: sangue, fleuma, bílis amarela e bílis negra, procedentes, respectivamente, do coração, sistema respiratório, fígado e baço.  

Cada um destes humores teria diferentes qualidades: o sangue seria quente e úmido; a fleuma, fria e úmida; a bílis amarela, quente e seca; e a bílis negra, fria e seca.

Segundo o predomínio natural de um destes humores na constituição dos indivíduos, teríamos os diferentes tipos fisiológicos: o sanguíneo, o fleumático, o bilioso ou colérico e o melancólico. 

Os 4 humores
Os 4 humores: melancólico, fleumático, colégio e sanguíneo.

O melancólico é analítico, abnegado e perfeccionista, o que o faz admirar as belas artes. É introvertido por natureza. Mas as vezes é levado por seu ânimo a ser extrovertido. Outras vezes enclausura-se como caramujo, chegando a ser hostil. É amigo fiel, mas não faz amigo facilmente, por ser desconfiado.    

O fleumático, geralmente é calmo, frio, equilibrado e por isso a vida para ele é feliz e descompromissada; raramente explode em risos ou em raiva, conseguem fazer os outros rirem, mas ele mesmo não solta um sorriso sequer. É habilidoso para promover paz e conciliação.   

O colério é ardente, vivaz, ativo, prático e voluntarioso. Por ser decidido e teimoso, torna-se auto-suficiente e muito independente. Por ser ativo, estimula os que estão ao seu redor, não cede sobre pressões. Possui uma firmeza no que faz, o que o faz frequentemente obter sucesso.  

O sanguíneo é eufórico, vigoroso, vive o presente, esquece facilmente o passado e não pensa muito no futuro. Traz em si otimismo e acredita nas coisas, mesmo em meio às adversidades.

Em qual das categorias você se encaixa? 

Para ter mais saúde psicológica observe em cada ambiente qual o melhor humor a ser utilizado. Conserve todos os humores, utilize-os no contexto certo e além de saúde psicológica, seja um expert nas relações humanas.

Saúde Mental

A PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA – PNL pode lhe ajudar a vivenciar de forma saudável toda a sua bagagem psíquica emocional de forma inteligente, ética e enriquecedora.

Já conhece o nosso curso de PNL? Ele é um passo importante nessa jornada em busca do autoconhecimento e realização!

Gostou desse conteúdo? Temos um artigo sobre o Poder da Mente que com certeza você também vai gostar!